-
Arquitetos: Espacio 18 Arquitectura
- Área: 130 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Amy Bello
-
Fabricantes: Helvex, Interceramic, Tecnolite, Teka
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na periferia da cidade de Oaxaca, Cuatas surge como uma nova proposta de moradia em um terreno de 65 m2, o que nos leva a gerar iluminação zenital através de aberturas como se fosse uma escultura. O resultado é o hermetismo em direção à rua, sem abrir mão de ventilação e iluminação natural para a casa.
O desenho de interiores é uma parte importante do projeto, uma vez que propõe as cores e a materialidade que dão calor e amplitude visual aos espaços, criando atmosferas que vão se transformando com o passar do dia.
A área social fica no térreo, onde dividimos os espaços por meio de elementos vazados que garantem, apesar da separação, fluidez visual. Na cozinha e na sala de jantar, as telas deslizantes se abrem em um pequeno pátio que expande o espaço e a relação interior-exterior. No primeiro pavimento, os dormitórios compõem as áreas privadas, aproveitando a luz do sol da manhã e as janelas que se encaixam na fachada voltada para o sul. Finalmente, no segundo nível, fica a área de serviços e um terraço com vista para o sul da Serra Madre de Oaxaca e para o morro Guelaguetza.
Cuatas é uma casa diferente, calorosa e acolhedora, uma proposta de moradia que integra as cores de Oaxaca e as representa na vida cotidiana de quem nela vive.